Estatuto Editorial

Os Bichos é um jornal diário online dedicado à vida animal, orientado por critérios de rigor editorial, respeito pela ética e deontologia jornalísticas e independente de quaisquer poderes (político, económico, financeiro, religioso, desportivo, cultural ou outro).

 Os Bichos é um projecto jornalístico com uma forte componente pedagógica e que pretende fomentar o debate público em torno das questões relacionadas com a vida animal, respeitando a pluralidade de ideias.

Os Bichos compromete-se a apresentar notícias e reportagens sobre a vida animal de forma rigorosa, mas criativa, distinguindo sempre claramente informação de opinião e de publicidade.

Os Bichos reconhecerá sempre perante os seus leitores e as suas leitoras eventuais erros, falhas e imperfeições decorrentes da actividade jornalística.

Os Bichos pretende contribuir para a existência de uma opinião pública interventiva e esclarecida, dando-lhe voz não só nas suas notícias e reportagens, mas também nas múltiplas redes sociais em que está presente. Contudo, fará uma moderação activa dos comentários, reservando-se o direito de eliminar aqueles que sejam considerados ofensivos ou que utilizem uma linguagem inapropriada.

Os Bichos reserva-se ao direito de emitir opinião própria através de editoriais assinados pela Direcção.

Os Bichos elege a Constituição da República Portuguesa, a Declaração Universal dos Direitos do Homem e a Declaração Universal dos Direitos do Animal como pilares jurídicos centrais no desempenho da sua actividade jornalística.

Os Bichos não segue o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990. Esta regra não se aplica, contudo, aos cronistas/comentadores convidados.