Preservação

Tartaruga panqueca nasceu num safari parque inglês

Espécie está classificada como criticamente ameaçada, devido à destruição do habitat natural e ao comércio ilegal. Hartley, que nasceu no dia 10 de Julho, é mais pequeno do que a tampa de plástico de uma garrafa
Bichos
A tartaruga panqueca é uma espécie em risco de extinção
A tartaruga panqueca é uma espécie em risco de extinção
Em apenas 30 anos, a população de tartarugas panquecas em estado selvagem diminuiu 80% (foto: LTshears/WikiCommons)

Uma tartaruga panqueca (Malacochersus tornieri), espécie considerada criticamente ameaçada, nasceu no dia 10 de Julho do West Midlands Safari and Leisure Park, em Worcestershire (Inglaterra), foi anunciado no final da semana passada. Apesar de ainda se desconhecer o sexo da cria, esta foi já baptizada Hartley, segundo o Manchester Evening News.

 

O bebé é mais pequeno do que a tampa de plástico  que está a ser usada como tigela de água. O nome desta espécie deve-se à sua carapaça direita, como se fosse uma panqueca. Natural da África Oriental, a sua população tem vindo a decrescer de forma preocupante, sobretudo devido à destruição do habitat natural e à caça ilegal.

 

Em 2017, tinha já nascido uma primeira tartaruga panqueca no mesmo parque, Finn, meio-irmão de Hartley. Na altura, como recordou Steve Slater, chefe dos tratadores, a espécie estava classificada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, sigla em inglês) como vulnerável. Agora, está classificada como criticamente em perigo.

 

“A população em estado selvagem diminuiu 80% em 30 anos, principalmente devido à destruição do habitat e à exploração do comércio de animais de estimação”, disse o mesmo responsável ao Manchester Evening News, acrescentando: “Embora esta cria seja pequenina, Hartley tem um papel muito importante no salvamento da sua espécie”.

 

O nascimento de Hartley foi muito esperado, pois os ovos desta espécie têm um longo período de incubação. O ovo foi posto em Janeiro e demorou 178 dias a eclodir. Neste momento, existem cinco tartarugas panquecas no West Midlands Safari and Leisure Park.