Competição

Sammy é o novo caracol mais rápido do mundo

Animal demorou dois minutos e 38 segundos a concluir a prova da Corrida Mundial de Caracóis, que se realizou em Inglaterra. Na edição deste ano participaram 215 concorrentes
Fátima Mariano
215 caracóis participaram na Corrida Anual deste ano

Sammy é o nome do novo campeão da Corrida Mundial de Caracóis, que se realiza anualmente em Congham, uma cidade do condado inglês de Norfolk. Sammy percorreu os 33 centímetros do trajecto em 2 minutos e 38 segundos, deixando a dona, Maria Welby, em êxtase. No entanto, apesar da rapidez com que andou, não foi o suficiente para quebrar o recorde mundial – 2 minutos -, detido desde 1995 por Archie.

 

Este ano, o campeonato realizou-se no dia 20 deste mês e contou com a participação de 215 caracóis (não são permitidos caracóis gigantes). A corrida decorre numa mesa coberta com um pano branco, no centro da qual estão dois círculos, que distam 33 centímetros entre si. Os animais são colocados no círculo mais pequeno, virados para fora, e ganha aquele que atingir o círculo exterior mais depressa. Cada concorrente exibe um número na concha.

 

A corrida inicia-se quando o treinador mundial, Neil Riseborough, grita: “Pronto, firma, LENTO”. Durante a prova, o percurso é regado, uma vez que os caracóis gostam de ambientes húmidos. Há sempre concorrentes que se desviam do percurso ou que se atropelam.

 

Ao Grantham Journal, a dona de Sammy disse: “Estou em êxtase. De manhã, era uma mulher normal e agora sou a dona de um campeão mundial. Sempre acreditei que o Sammy iria conseguir. Talvez esta seja uma nova carreira para mim, a da participação em corridas de caracóis”.

 

De acordo com a entidade organizadora, as crianças são melhores treinadoras de caracóis do que os adultos, pois deixam-nos rastejar livremente pelo seu corpo, o que ajuda a construir uma relação de confiança.