Alerta

Chihuahua raptado por gaivota em Inglaterra

Gizmo, que pesa apenas dois quilos, estava no quintal quando uma gaivota o agarrou com o bico e o levou. Incidentes são raros, mas há que estar alerta
Bichos
Gaivota rapta cão em Inglaterra
Gaivota rapta cão em Inglaterra
Em 2015, um chichuahua foi morto à bicada por um grupo de gaivotas no quintal (foto: norbibuvar/Pixabay)

Os donos de cães de raças pequenas que vivam nas zonas costeiras de Inglaterra estão a ser aconselhados a manterem os seus animais dentro de casa depois de um chihuahua ter sido por uma gaiovota. O caso aconteceu por volta da hora de almoço de domingo em Paignton, Devon.

 

Em declarações à BBC, Becca Louise Hill contou que Gizmo estava no quintal quando uma gaivota o agarrou com o bico pelo cachaço e o levou. O seu companheiro ainda tentou agarrar o pequeno cão (que pesa apenas dois quilos) pelas patas, mas não conseguiu.

 

Vários jardins e telhados foram vasculhados ainda no domingo, mas Gizmo não foi encontrado. Até esta segunda-feira, não havia qualquer pista sobre o paradeiro do chihuahua. Becca Hill pediu a todos os moradores da zona que estejam alerta e os ajudem a encontrar Giszmo, e foram distribuídos panfletos pelos arredores.

 

Ao programa Today, da BBC Radio 4, o ornitólogo Peter Rock explicou que as gaivotas são capazes de agarrar e voar com pequenos animais. Por isso, não se mostrou surpreendido ao saber do rapto de Gizmo, que tem quatro anos de idade. O mesmo especialista, professor na Universidade de Bristol, aconselha as pessoas que têm cães de porte pequeno a não deixá-los no quintal.

 

O mesmo alerta deixou Tony Whitehead, especialista em gaivotas da Sociedade Real para a Protecção das Aves (RSPB, sigla em inglês), embora ao jornal Telegraph tenha dito que casos destes são raros. Contudo, tendo em conta que nesta altura do ano há várias gaivotas jovens e os adultos são muito protectores das suas crias, o mais aconselhável é manter os cães de pequeno porte debaixo de supervisão.

 

Em Maio de 2015, no condado de Devon, um chihuahua foi bicado até à morte por várias gaivotas. Enquanto o dono, Niki Wayne, de 57 anos, tomava banho, Bella conseguiu abrir uma porta, que estava apenas encostada, e saiu para o quintal. Foi, então, atacada pelas aves.