Negligência

Gata morre depois de ter estado fechada duas horas no carro ao calor

Rosy ficou com problemas neurológicos e em vários órgãos internos e acabou por não resistir. Dona tinha-lhe deixado água e uma janela um pouco aberta
Bichos
Gata morre dentro de carro
Gata morre dentro de carro
Em dias de muito calor, não deixe os seus animais de estimação dentro do carro, mesmo com as janelas abertas (Foto: Alexas_Fotos/Pixabay)

Uma gata morreu esta quarta-feira, nos Emirados Árabes Unidos, na sequência de vários problemas de saúde provocados pelo facto de ter estado cerca de duas horas fechada no carro da dona ao calor. Rosy, assim se chamava, foi resgatada na terça-feira por uma voluntária do grupo Animal Action UAE, que a ouviu a miar desesperada.

 

O animal foi de imediato levado a um médico veterinário, e parecia estar a melhorar, quando a temperatura corporal baixou. No entanto, de acordo com o Animal Action UAE, as sequelas da exposição ao calor foram graves. Rosy ficou com problemas neurológicos (que lhe provocavam convulsões), nos rins e em outros órgãos internos. Tinha também ferimentos nas patas de tentar abrir a janela para respirar. Acabou por morrer.

 

De acordo com o Khaleej Times, citando o grupo de resgate animal, a dona de Rosy ficou chateada quando soube que ela tinha morrido. “Ela não se tinha apercebido que alguém a tinha tirado do carro para a tentar salvar. Presumiu que a tivessem roubado”, tendo mesmo apresentado queixa na polícia, escreveu o Animal Action UAE na sua página no Facebook.

 

A mulher tinha deixado água no carro e a janela alguns centímetros aberta, mas não foi o suficiente para evitar que o interior do carro aquecesse. Como recorda o Khaleej Times, em apenas 10 minutos, a temperatura no interior das viaturas pode ultrapassar os 20º e deixar as janelas abertas não retarda o processo de aquecimento, segundo especialistas ouvidos por aquele jornal.

 

A comunidade local está chocada com a morte de Rosy, e algumas pessoas pedem que a dona seja julgada.

 

Recorde os conselhos de PSP sobre o que fazer se vir um animal dentro de um carro em dias de calor.

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.