Sensibilização

Zoo de Lisboa ensina a construir abrigos para aves e insectos

Workshop realiza-se no dia 1 de Junho e a participação é grátis. O objectivo é sensibilizar os participantes para os problemas relacionados com a biodiversidade local
Bichos
Zoo de Lisboa promove workshop sobre insectos
Zoo de Lisboa promove workshop sobre insectos
80% das plantas com flor precisam de animais para serem polinizadas (foto: Jardim Zoológico de Lisboa)

O Jardim Zoológico de Lisboa promove a 1 de Junho, Dia da Criança, um workshop sobre abrigos para aves e insectos. Inserida no projecto Clube da Natureza, esta actividade é gratuita e decorrerá na zona franca do parque. O objectivo é sensibilizar os participantes para os problemas relacionados com a biodiversidade local.

 

Como recorda o Zoo de Lisboa em comunicado, a fauna está a sofrer uma pressão cada vez maior, devido ao desenvolvimento das cidades. Cada um de nós poderá minimizar esse impacto construindo ninhos para as aves ou hotéis para os insectos nos parques, jardins ou varandas. Estes equipamentos ajudarão a garantir a sobrevivência destes animais e a manter o equilíbrio dos ecossistemas.

 

No decorrer do workshop, os participantes terão a oportunidade de conversar com um biólogo sobre a avifauna existente na cidade de Lisboa e conhecer o papel fundamental dos insectos enquanto polinizadores.

 

Há pequenos gestos que podem ajudar a combater o declínio dos polinizadores. Como a plantação de flores silvestres, as mais ricas em néctar, nas varandas ou parapeitos das casas. Escolhendo flores de cores, formas e épocas de floração diferentes estaremos a ajudar as várias espécies de polinizadores.

 

Cerca de 80% das plantas com flor do plante precisa de animais (abelhas, moscas, borboletas, formigas, etc.) para serem polinizadas. A polinização é essencial para a agricultura, uma vez que 70% de todas as culturas do mundo dependem deste processo para a produção de semente.

 

Laranjas, maçãs, morangos, cenouras, cebolas ou melancia são apenas alguns dos produtos agrícolas que dependem dos polinizadores para se desenvolverem.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.