Irão

Cães proibidos de passear nos espaços públicos em Teerão

Animais não podem também circular de carro nas ruas da capital iraniana. Polícia diz que os cães causam «medo e ansiedade» aos transeuntes
Bichos
Cães proibidos de andar nos espaços público em Teerão
Cães proibidos de andar nos espaços público em Teerão
Os cães são considerados animais impuros pelo Islão. Muitos cidadãos já tiveram os seus animais confiscados (foto: Olga1205/Pixabay)

O chefe da Polícia de Teerão, general Hosein Rahimí, anunciou esta semana que os cães estão proibidos de circular nos espaços públicos da cidade, como sejam os parques. Os animais também não podem ser transportados nos automóveis.

 

A interdição deve-se, segundo o mesmo responsável, ao facto de estes animais «causarem medo e ansiedade» aos transeuntes.

 

O Procurador de Teerão já autorizou a polícia a «tomar medidas contra quem passear cães em espaços públicos», avança a BBC, citando a agência de notícias Young Journalists Club.

 

Os cães são considerados animais impuros pelo Islão. Na opinião do líder supremo do Irão, Ali Khameni, é sobretudo o suor, a saliva e o pêlo que «sujam» as pessoas, fazendo com que a oração «não seja válida».

 

No entanto, segundo a agência de notícias espanhola Efe, começava a ser habitual ver pessoas a passearem as suas mascotes em algumas áreas da cidade. Sobretudo, na zona norte. São sobretudo pessoas das classes média e alta que possuem cães.

 

Desde a Revolução Islâmica no Irão, em 1979, que o assunto é controverso. Alguns cidadãos tiveram os seus animais confiscados. Em 2010, o ministro da Cultura proibiu os meios de comunicação social de publicitarem animais de estimação ou produtos relacionados com estes.

 

A agência espanhola Efe recolheu testemunhos de vários habitantes da cidade que deixaram de passear os seus cães nos espaços públicos, devido ao receio do que possa acontecer. É o caso de Maral, uma arquitecta que tem um cão de raça shih tzu, com cinco anos de idade. De há um tempo a esta parte, só passeia Nabat no terraço de casa.

 

Os problemas que alguns cidadãos têm tido com vizinhos por causa dos cães, tem-nos levados a deixarem-nos nos poucos abrigos que existem. Instalações sobrelotadas, sem condições, que acolhem sobretudo cães vadios.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.