Ciência

Periquitas preferem machos mais inteligentes

Investigação realizada com 34 periquitos ondulados concluiu que as fêmeas escolhem os machos pelas suas habilidades cognitivas
Bichos
Periquitas preferem machos mais inteligentes
Periquitas preferem machos mais inteligentes
Além da plumagem colorida e do canto, as fêmeas também têm em conta a inteligência do macho (foto: Kadisha/Pixabay)

Já sabíamos que uma plumagem colorida e um canto harmonioso eram duas das características que as periquitas tinham em conta na hora de escolher um macho. E quanto à inteligência?

 

Investigadores da Academia Chinesa de Ciências e da Universidade de Leiden (Holanda) realizaram uma experiência para perceber até que ponto a inteligência do macho é também importante na hora de escolher um parceiro.

 

Para isso, utilizaram 34 periquitos ondulados, uma espécie que existe na Austrália. Colocaram uma fêmea na presença de dois machos dentro de uma gaiola. Depois, contaram o tempo que ela passou com cada um deles, até fazer a sua escolha, explica o jornal 24 Heures.

 

O macho rejeitado foi retirado da gaiola e ensinado a abrir dois tipos de caixas no interior das quais estavam guardadas sementes. Quando os três se voltaram a encontrar, a fêmea acabou por escolher este segundo macho graças às suas novas habilidades.

 

Os cientistas fizeram a experiência com nove fêmeas: oito mudaram de opinião quando o macho rejeitado aprendeu a abrir as caixas contendo sementes.

 

Os autores do estudo, que foi publicado na revista Science, concluíram que «a observação directa das habilidades cognitivas pode afectar os critérios de preferência do parceiro».

 

Ou seja, a inteligência apresenta-se como uma vantagem em termos e evolução, uma vez que pesa na hora da escolha do parceiro com o qual a fêmea quer acasalar.

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.