Balanço

O ano de 2018 em revista

Fátima Mariano
Feliz Ano Novo

Neste último dia de 2018, recorde alguns dos temas abordados em Os Bichos – O seu jornal sobre vida animal, fundado em Maio deste ano.

Aquário Vasco da Gama

120 Anos do Aquário Vasco da Gama

Em Maio, o Aquário Vasco da Gama festejou o 120.º aniversário. Fomos conhecer a história deste equipamento cultural e de muitos dos animais que ali vivem. Sabia que há um peixe que recebe postais do tratador quando este vai de férias? Leia esta e outras histórias curiosas sobre os bichos do Aquário Vasco da Gama aqui.

 

Alpacas

As alpacas que vivem no Alentejo

Na Quinto do Sameiro, Redondo, vivem 11 alpacas com uma família holandesa. Fomos conhecê-las e ficámos a saber que são animais muito dóceis, mas desconfiados. Embora originária da América do Sul, actualmente, esta espécie pode ser encontrada em várias partes do mundo. A sua lã é muito mais quente e resistente do que a da ovelha. Leia a nossa reportagem aqui.

 

cão

Módulo Cinotécnico da Polícia do Exército

São treinados para manterem a ordem pública e detectarem estupefacientes e explosivos. Os cães do Módulo Cinotécnico da Polícia do Exército são os únicos das forças armadas e policiais portuguesas com esta dupla valência. Após o assalto aos paióis de Tancos, foram para lá fazer vigilância. Conheça melhor as equipas cinotécnicas da Polícia do Exército aqui.

 

Clube Português do Furão

Um furão como animal de companhia

Os furões são considerados legalmente animais de companhia em Portugal desde 2010. Há cada vez mais pessoas que escolhem estes animais para terem em casa, mas há que ter vários cuidados médico-veterinários e de higiene para que tudo corra bem. E não esquecer de registá-los no Instituo da Conservação da Natureza e Florestas. Falámos com o Clube Português do Furão e contámos tudo aqui.

 

Burricadas - O abrigo do jumento

Burricadas, o abrigo do jumento

Em Portugal, existem cerca de 100 mil burros, a maioria com mais de 20 anos de idade. Trata-se de uma espécie em vias de desaparecimento, pois a actividade em que eram mais utilizados – o auxílio nos trabalhos agrícolas – é cada vez mais realizada por máquinas. Passámos uma manhã no Burricadas, o abrigo do jumento, em Mafra, onde conhecemos a história de alguns burros que estão já na reforma. Leia a reportagem aqui.

 

eutanásias

Fim das eutanásias nos Centros de Recolha Oficial

As eutanásias nos Centros de Recolha Oficial são proibidas desde 23 de Setembro. O jornal Os Bichos contactou as 278 câmaras municipais do continente para tentar perceber se estavam preparadas para a entrada em vigor da nova lei. Mostrámos-lhe as respostas obtidas aqui.

 

cão

Apoio estatal às esterilizações

Em Abril deste ano, o Governo disponibilizou 500 mil euros para os municípios e entidades gestoras dos centros de recolha oficial intermunicipais esterilizassem cães e gatos. A verba poderia ser gasta até Novembro. Até Setembro, segundo a Direcção-Geral da Alimentação e Veterinária tinham sido gastos apenas 63 300 euros. Contámos tudo aqui.

 

O gato Bob e James Bowen estiveram pela primeira vez em Portugal

James Bowen e o gato Bob

O famoso gato Bob e o dono, o inglês James Bowen, estiveram pela primeira vez em Portugal em Novembro. Vieram lançar o livro O que aprendi com Bob. Lições de vida de um gato de rua. O jornal Os Bichos entrevistou James Bowen com o gato Bob sempre muito atento ao que se passava à sua volta. Pode ler a entrevista aqui.

 

Museu Nacional de História Natural e da Ciência

No MUHNAC, em Lisboa, «vivem» milhares de animais taxidermizados que precisam de cuidados permanentes. Fomos conhecer o trabalho do Laboratório de Conservação de Colecções Científicas e do Serviço de Taxidermia do Museu.

 

Câmara da Calheta alvo de buscas

Buscas na Câmara da Calheta

Em Outubro, a Câmara Municipal da Calheta (ilha da Madeira) foi alvo de buscas no âmbito de um processo por alegados maus-tratos a animais de companhia. A investigação teve início em Maio, depois de uma denúncia que dava conta para a existência de cães presos num antigo matadouro sem quaisquer cuidados médico-veterinários, de higiene ou alimentação. Contámos tudo aqui.

 

Dentes arrancados a golfinhos na Indonésia

Em Junho, um relatório da organização internacional World Animal Protection revelava um conjunto de atrocidades cometidas contra animais em empreendimentos turísticos indonésios. Desde dentes arrancados a golfinhos, a macacos acorrentados e elefantes obrigados a transportar turistas ao longo de todo o dia. Conheça o relatório em pormenor aqui.

 

Gift e Bruno Silva

Gift e o agente Bruno Silva

Em Junho, demos-lhe a conhecer a história da Gift e do agente da PSP Bruno Silva, portador de diabetes tipo 1. A cadela foi treinada pela associação Pata d’Açúcar para avisar o dono sempre que sofre uma baixa de glicemia. Conheça a história dos dois aqui.

 

Cemitério

Sabia que no Cemitério dos Prazeres também há gatos?

Fomos ao Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, conhecer a colónia de gatos que ali vive há muitos, muitos anos e a sua cuidador, Josefina Paulo, de 82 anos de idade. Leia a reportagem e veja o vídeo aqui.

 

Zoo de Fier em Albania

Zoo do inferno na Albânia

Depois de várias denúncias, as autoridades albanesas fecharam, finalmente, o zoo do inferno em Outubro. Este zoo privado funcionava em Fier, a cerca de 100 quilómetros a sul de Tirana. Os animais resgatados estavam em muito más condições de saúde e alguns corriam mesmo risco de vida. Saiba mais aqui.

 

ursa

Marsha, a ursa mais triste do mundo

Em Setembro, a ursa mais triste do mundo foi transferida para um santuário animal após uma longa batalha judicial. Marsha, assim se chama a ursa, viveu durante 25 anos numa jaula minúscula num circo, no Brasil. Há três anos, foi levada para o Parque Zoobotânico de Teresina, mas continuava a viver em más condições. Conheça a sua história aqui.

 

O inspector Max vira personagem de livro

O inspector Max, famosa personagem da série da TVI, é agora protagonista de uma nova série de livros da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Aproveitámos o lançamento do primeiro número da nova colecção para saber como é treinado o inspector Max e como é trabalhar com um colega tão especial. Saiba mais aqui.

 

Cão

Animais saltimbancos

Andam de terra em terra com os donos a animar as gentes. Cães, cavalos, cobras, e muitos outros. Fomos conhecer a história daqueles que participaram nas Jornadas Medievais do Douro, em Canelas, em Julho. Leia a reportagem aqui.

 

Calvin

Calvin Esparguete e as suas escapadelas por Lisboa

Chama-se Calvin Esparguete e adora escapulir-se de casa. Os donos tentaram de tudo para evitar que ele deixasse a segurança das quatro paredes, mas ele arranja sempre forma de ir parar à rua. Conheça as histórias deste gato citadino aqui.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.