Prevenção

Como manter o seu animal em segurança durante o Natal

Por vezes, o perigo está onde menos esperamos. Leia os nossos conselhos para evitar surpresas desagradáveis durante esta quadra festiva
Fátima Mariano
Mantenha o seu animal seguro durante o Natal

peru de natal

1 – Alimentos apetitosos, mas tóxicos

Na quadra natalícia, passamos muito tempo à mesa rodeados de verdadeiras iguarias. Desde o famoso bacalhau/polvo ao peru, passando pelos inúmeros doces típicos desta época festiva. Se para nós são verdadeiras tentações, para os cães e gatos, não o são menos. Chocolate, produtos confeccionados com xilitol (adoçante), uvas-passas, nozes de macadâmia, ossos, são alguns dos produtos que podem provocar graves problemas de saúde aos seus animais.

 

a flor-de-natal é tóxica para o seu animal de estimação
2 – Plantas perigosas

São muitos vistosas e gostamos de tê-las em casa, mas são perigosas para os cães e gatos. Se ingeridas em grandes quantidades, podem mesmo causar-lhes a morte. Falamos do visco (tóxico especialmente para os gatos), o azevinho e a flor-do-natal. As duas primeiras são especialmente venenosas. Por isso, assegure-se de que as mantém, e às suas bagas, fora do alcance dos seus animais. Se o seu pinheiro de natal for verdadeiro, apanhe regularmente as agulhas para evitar que o seu cão ou gato as mastigue.

 

cuidado com as decorações de natal
3 – Decorações de natal

Poucas são as épocas do ano em que decoramos a casa de forma tão festiva. É o pinheiro, com as suas bolas, fitas, e luzes a piscar, as grinaldas, os presentes embrulhados, a neve artificial, etc. Tudo artigos muito apetecíveis para cães e gatos, mas que podem tornar-se perigosos. Muitos destes enfeites são fabricados com produtos tóxicos. Quando mastigados pelos seus animais, podem causar-lhes graves problemas gastrointestinais. Mastigar fios eléctricos ou brincar com as lâmpadas pode electrocutá-los e mesmo provocar um incêndio. Se os presentes forem comida, mantenha-os bem longe do alcance dos seus animais, pois a tentação é bastante grande. Não se esqueça que todo o cuidado é pouco.

 

mantenha o seu animal sossegado numa divisão durante o natal
4 – Convidados em casa

Esta é também uma altura em que reunimos a família em casa, o que pode gerar stress ao seu animal de estimação. Sobretudo se ele receber crianças e o seu cão ou gato não estiver habituado a interagir com elas. Nunca os deixe sozinhos na mesma divisão. O mais aconselhável é deixar o seu animal num espaço sossegado, com os seus brinquedos, cama, comida e água, longe da confusão.

 

mantenha as rotinas dos seus animais durante o natal
5 – Mantenha as rotinas

Nesta altura do ano, tendemos a descurar um pouco as rotinas. O que é mau para o seu animal de estimação. Um estudo científico publicado recentemente demonstrou que os animais têm noção das horas. Por isso, é importante não se atrasar nos horários da comida e dos passeios, nem de se esquecer de brincar com o seu cão ou gato. Cansá-los fisicamente vai fazer com que estejam mais calmos em casa, quando a família estiver toda reunida.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.