Curiosidades

Cinco coisas que não sabia sobre as alpacas

Nativas da América do Sul, hoje, as alpacas podem ser encontradas em qualquer parte do mundo (incluindo em Portugal). Conheça melhor este animal que foi domesticado há 6000 anos
Fátima Mariano
as alpacas são originárias da América do Sul

Originárias da América do Sul (Peru, Chile e Bolívia), as alpacas pertencem à família dos camelídeos e muitas vezes são confundidas com as lamas. Actualmente, já não existem em estado selvagem. São criadas essencialmente para o aproveitamento da sua lã, mais quente e impermeável do que a de ovelha.

Descubra 10 curiosidades sobre estes animais e (re)leia a nossa reportagem sobre a família holandesa que vive no Alentejo com várias alpacas.

 

as alpacas são originárias da América do Sul

1 – Domesticadas há 6000 anos

As alpacas são descendentes dos camelos originários da América do Norte e que migraram para a América do Sul há cerca de três milhões de anos. Estes, deram origem aos guanacos e às vicunhas, que por sua vez resultaram nas alpacas quando começaram a ser domesticados pelos Incas há cerca de 6000 anos. Existem duas raças: a Huacaya (mais comum) e a Suri. A diferença está no comprimento do pêlo: o da primeira é mais curto do que o da segunda.

 

As alpacas são originárias da América do Sul

2 – 22 cores de lã

A lã da alpaca é muito parecida com a de ovelha, mas é mais quente e suave, e é hipoalergénica e resistente ao fogo. Existem 22 cores diferentes (azul, castanho, cinzento, rosa, etc.). A tosquia é feita uma vez por ano na altura em que começa o calor (o que depende da parte do hemisfério em que elas vivem). Cada animal pode produzir até 1,5 quilos de lã. O corte do pêlo não tem como finalidade apenas o seu aproveitamento apenas para fins económicos. Serve também para lhes dar mais conforto e mantê-los mais limpos.

 

As alpacas são originárias da América do Sul

3 – Quase um ano de gestação

O período de gestão das alpacas é 335 dias (pouco mais de 11 meses) e cada fêmea tem, geralmente, apenas uma cria por ano, que pesa entre oito a nove quilos à nascença. Normalmente, nasce de manhã e em poucas horas, já caminha sozinha. A cria é desmamada com 6-8 meses e a fêmea está pronta a engravidar ao fim de 12 a 15 meses depois de terem dado à luz. As alpacas vivem entre 15 a 20 anos. As alpacas fêmeas e as lamas machos podem acasalar, dando origem a um alpama. Estes híbridos não conseguem reproduzir-se.

 

as alpacas são mamíferos originários da América do Sul

4 – Cospem quando se sentem ameaçadas

As alpacas são animais dóceis, muito sociáveis e curiosos, mas quando se sentem ameaçadas, cospem umas às outras. Raramente o fazem em relação às pessoas. No entanto, dão um bom animal de companhia se treinadas. Interagem bem com animais de outras espécies e têm o bom hábito de, quando em rebanho, fazerem as necessidades todas sempre no mesmo local.

 

As alpacas são originárias da América do Sul

5 – Elas não escavam

As almofadas das patas das alpacas são muito macias o que significa que, ao contrário dos cavalos e das vacas, elas não conseguem escavar. Por outro lado, quando se sentam, dobram as patas debaixo do corpo, o que facilita o seu transporte em veículos pequenos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.