Segurança

Polícia de Abu Dabi realiza patrulhas montada em dromedários

Animais permitem aos agentes chegarem a zonas de difícil acesso, tanto na cidade como no deserto. Quénia e Jordânia também têm este tipo de patrulhas
Bichos
Dromedários patrulham Abu Dabi
Dromedários patrulham Abu Dabi
Os dromedários conseguem trabalhar em ambientes áridos, ao contrário dos cavalos (foto: Julian Salomon/Pixabay)

A Polícia de Abu Dabi (Emirados Árabes Unidos) conta, desde segunda-feira, com patrulhas montadas em dromedários. O objectivo, segundo o major-general Mohammed Al Romaith, é não só garantir a segurança na cidade e no deserto, mas também recuperar a tradição beduína.

«Os polícias foram treinados para trabalharem com os dromedários de acordo com as melhores práticas para cumprirem o seu dever cívico e prevenir o crime», referir ao jornal The National o comandante-em-chefe da Polícia.

«Continuamos a esforçar-nos para tornar Abu Dabi segura e a utilizar todos os meios para aumentar o nível de segurança do Emirado», garantiu ainda Mahmmed Al Romaith aos jornalistas.

Os dromedários (ou camelos árabes) vão permitir que a Polícia chegue a locais de difícil acesso, aos quais nem os cavalos, nem os automóveis – os meios de transporte tradicionais – conseguem chegar.

Os Emirados Árabes Unidos não são o primeiro país a ter patrulhas montadas em dromedários. A unidade da polícia jordana que controla o deserto e o serviço queniano responsável pela vigilância das fronteiras também têm.

Os dromedários (popularmente conhecidos por «navios do deserto») são um dos principais símbolos da cultura beduína. São animais dóceis e fortes, capazes de transportar mercadorias pesadas durante muito tempo e que sobrevivem mais facilmente num ambiente árido e com pouca água do que os cavalos.

Ao longo da História, foram considerados um símbolo de riqueza e usados como moeda de troca. Muitas vezes, eram a principal fonte de carne, leite e lã dos beduínos (habitantes do deserto). Actualmente, as corridas e os concursos de beleza de dromedários são muito populares nos Emirados Árabes Unidos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.