Socorro

Guitarrista Brian May salva ouriço-cacheiro encontrado ferido

Animal foi encontrado no jardim de uns vizinhos sem metade de uma pata e uma grave infecção. Músico tratou da intervenção cirúrgica para amputação da pata e acolheu Philomena na sua horta
Bichos
Philomena foi encontrada por uns vizinhos do músico inglês com uma das patas bastante ferida (foto: Brian May/Instagram)

O guitarrista inglês Brian May, que pertenceu à banda Queen, salvou recentemente um ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus) fêmea. O animal, baptizado de Philomena, foi resgatado no jardim de uns vizinhos do músico, em Novembro, e levado para a Save Me Trust, uma associação de protecção da vida selvagem sedeada em Surrey.

Philomena tinha um ferimento muito grave. Não tinha metade da pata e o coto estava infectado. Corria risco de vida e precisava urgentemente de ser submetida a uma intervenção cirúrgica. «O ferimento era mais traumático do que inicialmente imaginámos», disse Brian May à Press Association.

Depois de lhe ter sido administrado antibiótico para controlar a infecção, os médicos veterinários e o guitarrista decidiram que o melhor seriam amputar a pata doente.

Conhecido defensor dos direitos dos animais, o guitarrista tratou pessoalmente de tudo o que foi necessário para a realização da cirurgia e foi partilhando imagens e informações com os seus milhões de seguidores na página de Instagram.

«Aqui está o paciente. Phil é realmente saudável em todos os sentidos, excepto a sua pata ferida, que não sara. Por isso, Tom vai remover os restos desta pata, e Phil terá a oportunidade de viver uma vida longa e feliz. Dedos cruzados», escreveu numa das publicações.

 

Ele, afinal, era uma ela

Só quando anestesiaram o animal perceberam que ele era, afinal, … uma ela. Mais tarde, Brian May escreveu: «Seria muito triste adormecê-la – extinguir a vida de uma criatura que, de outra forma, teria uma vida saudável».

Philomena acordou da anestesia bem-disposta e com apetite.

«Decidimos que a Philomena precisará se passar o resto da sua vida na horta do Brian», disse ao jornal Independent Anne Brummer, chefe executiva da Save Me Trust e fundadora da Harper Asprey Wildlife Rescue.

Brian May filmou todo o processo de tratamento e recuperação do ouriço-cacheiro. As imagens passarão na série Saving Britain’s Hedgehogs (Salvem os Ouriços-Cacheiros Britânicos, em tradução livre), que será transmitida no final de Abril do próximo ano no Channel 5.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.