Estudo

Mulheres dormem melhor se partilharem a cama com um cão

Investigadores estudaram os padrões de sono de 962 mulheres americanas e concluíram que dormir com um cão é mais saudável do que com outro ser humano ou com um gato
Bichos
Dormir com cães é saudável para as mulheres
Dormir com cães é saudável para as mulheres
Os cães não acordam tanto as mulheres durante a noite como os parceiros humanos (foto: Pexels/Pixabay)

Um estudo divulgado este mês revela que as mulheres dormem melhor se partilharem a cama com um cão. As conclusões da investigação, realizada por cientistas do Colégio Canisius, em Buffalo (Nova Iorque), foram publicadas na revista científica Antheozöos.

Para realizarem o estudo, os investigadores recolheram dados de 962 mulheres adultas residentes nos Estados Unidos da América. Destas, 55% partilhavam a cama com pelo menos um cão e 31% com pelo menos um gato. Por outro lado, 57% dormiam com um parceiro humano.

Os cientistas concluíram que as mulheres que dormem com cães deitam-se e acordam mais cedo do que aquelas que têm gatos. Por outro lado, em comparação com os parceiros humanos, os cães que dormem com as donas não as acordam tanto durante a noite e são associados a fortes sentimentos de conforto e de segurança.

Pelo contrário, os gatos que partilham a cama com as donas perturbavam o seu sono tanto quanto um parceiro humano e não

transmitiam um sentimento de conforto e de segurança tão forte.

«Ter um cão e as responsabilidades que lhe estão associadas pode levar os indivíduos a adoptarem rotinas mais rigorosas», segundo os investigadores. «Manter um horário de sono consistente pode ser benéfico para os donos dos cães».

Os investigadores consideram, no entanto, que é necessário determinar se as donas dos animais têm noção do impacto que estes têm na qualidade do seu sono.

 

Animais dão bom sono

Um outro estudo, divulgado em Setembro do ano passado, também tinha concluído que a presença de um cão no quarto ajuda a ter melhores noites de sono.

Durante a investigação, cientistas da Mayo Clinic observaram durante sete dias seguidos 40 adultos saudáveis que partilharam o quarto com cães com mais de seis meses de idade. Os adultos usavam um acelerómetro para que fosse monitorizada a sua actividade durante o sono.

Quem dormia com os cães no mesmo quarto tinha um sono de melhor qualidade. «Muitas pessoas acham que ter os seus animais de estimam nos quartos é disruptivo», referiu, na altura, Lois Krahn, especialista do sono da Mayo Clinic, no Arizona. «Mas nós verificamos que na verdade muitas pessoas sentem-se confortáveis e seguras quando dormem com os seus animais».

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.