Preocupação

Britânicos têm milhares de animais selvagens em casa

Leões, tigres, leopardos crocodilos e cobras venenosas são algumas das espécies que podem ser encontradas nos lares do Reino Unido
Bichos
Animais selvagens em casa
Animais selvagens em casa
Britânicos podem ter animais selvagens em casa desde que licenciados pelas autoridades locais

Um relatório da Born Free Foudation (Fundação Nascer Livre) revela que os britânicos mantêm em casa milhares de animais selvagens.

De entre estes, destacam-se leões, tigres, leopardos, crocodilos e cobras venenosas (como cascavéis diamante, mambras-negras e biútas).

Segundo o documento, divulgado pelo jornal Mirror, serão cerca de 5000 animais selvagens em mais de 200 casas.

De acordo com a legislação britânica, qualquer pessoa pode ter um animal selvagem, desde que possua uma licença das autoridades locais.

No entanto, a Fundação avança que o número de animais mantidos ilegalmente está a aumentar a uma velocidade preocupante.

 

Pena de prisão

O jornal Mirror recorda o caso de um homem residente em Basildon, Essex, que tinha em casa um caimão-de-lunetas (Caiman crocodilos) com mais de um metro de comprimento, um escorpião e cobras venenosas. Quando a polícia entrou no local, verificou que os animais não tinham água, alimento ou uma fonte de calor.

As cobras estavam dentro de caixas de plástico sem ventilação. Sete estavam mortas e em avançado estado de decomposição. As restantes foram levadas para uma associação de protecção animal e o dono cumpriu seis meses de cadeia.

«Estes animais estão a ser mantidos em condições deficitárias, e sem as necessárias licenças», disse ao mesmo jornal Samantha Goddard, da Born Free Foundation.

 

Número a aumentar

O número de animais selvagens mantidos como animais de estimação está a tornar-se preocupante para aquela organização.

O crescimento deve-se à facilidade com que podem ser comprados na Internet, muitas vezes sem informação sobre a sua origem ou a forma como devem ser cuidados.

A Fundação recorda que os animais selvagens são particularmente vulneráveis a problemas de bem-estar devido às suas complexas necessidades sociais, físicas e comportamentais.

Samanth Goddard referiu que a Fundação está a promover uma petição para exigir a revisão da lei que permite aos britânicos manterem em casa animais selvagens perigosos.

Mais de 7800 pessoas já subscreveram o abaixo-assinado, mas são necessárias 10 mil assinaturas até 4 de Dezembro para que a proposta possa ser enviada ao Governo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.