Perigo

Cobra venenosa descoberta em saco de batatas no aeroporto de Cochim

Cidadão indiano que se preparava para viajar até Abu Dhabi explicou à polícia que tinha comprado o saco a um agricultor local e que desconhecia a presença do réptil no mesmo
Bichos
Cobra venenosa encontrada em saco de batatas
Cobra venenosa encontrada em saco de batatas
As krait comuns integram o grupo das quatro cobras mais venenosas do subcontinente indiano (foto: Davidvraju/Wiki Common)

Uma cobra venenosa foi descoberta num saco de batatas que um cidadão indiano tentava transportar para Abu Dhabi. O insólito caso ocorreu no domingo no Aeroporto Internacional de Cochim, na Índia. O réptil era da espécie krait comum (Bungarus caerulus), uma das quatro mais venenosas do subcontinente indiano.

O animal foi detectado pelo elemento da segurança responsável pelo aparelho de raio-X. «O sub-inspector P K Moyra estava a olhar para o écran onde se vêem as bagagens de mão que passam no raio-X. Detectou algo que parecia ser uma cobra na bagagem de um passageiro que voava para Abu Dhabi num voo expresso da Air India», explicou um responsável pelos serviços de segurança ao Times of India.

Em seguida, foi feita uma inspecção manual, durante a qual se confirmou tratar-se de uma cobra juvenil.

Na Índia, é proibido transportar animais selvagens em aviões. O homem que transportava o saco de batatas, residente em Kerala, foi detido para interrogatório, adianta o mesmo jornal.

 

Cobras venenosas

Às autoridades, Sunil (assim se chama o passageiro) explicou que comprou o saco de batatas a um agricultor local e garantiu que não sabia que transportava uma cobra. Como o animal era juvenil e estava dentro do saco de batatas, não foi deduzida qualquer acusação e o homem acabou por ser libertado.

As kraits comuns podem medir entre 90 centímetros a 1,75 metros de comprimento. Existem no sul da Índia e no Sri Lanka, onde são encontradas em zonas até 1600 metros de altitude, mas também no Afeganistão, Bangladesh e Nepal. Trata-se de um animal nocturno.

O seu veneno é constituído quase exclusivamente de neurotoxinas, que provocam a paralisia dos músculos. As vítimas quase não sentem dor quando são mordidas, o que pode atrasar o tratamento. Os sintomas mais comuns são fortes dores abdominais acompanhadas de paralisia progressiva. O veneno pode causar a morte.

Além das krait comuns, no subcontinente indiano existem mais três cobras venenosas: a cobra indiana (Naja naja), a víbora-de-russel (Daboia russelii) e a echis (Echis carinatus).

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.