Efeméride

Hoje, é o Dia Internacional da Preguiça. Conheça cinco dos animais mais preguiçosos

O dia pretende recordar o quão importante é o descanso para a saúde e o bem-estar físico e mental. Há animais que parecem ter essa lição bem estudada
Bichos
coala a dormir

Hoje, celebra-se o Dia Internacional da Preguiça (não do animal, mas da arte de nada fazer). A efeméride pretende chamar a atenção para a importância do descanso para a saúde e o bem-estar físico e mental.

Se para nós, humanos, a preguiça é algo ainda malvisto, há animais não-humanos para os quais esta é a única maneira de estar na vida. São várias as espécies que dormem quase 20 horas por dia. Conheça melhor cinco delas:

coala a dormir

1 – Coala

Estes mamíferos marsupiais dormem entre 18 a 22 horas por dia. Um dos motivos prende-se com a muita energia de que precisam para digerir a comida (sobretudo, folhas de eucalipto). Os coalas (Phascolarctos cinereus) são os únicos animais herbívoros que dormem tanto tempo. No inverno, preferem dormir numa posição curvada para trás, o que lhes permite manterem-se quentes; no verão, gostam de dormir de barriga para cima.

 

Preguiça a dormir

2 – Preguiça

Dormem cerca de 20 horas por dia enroscadas nos ramos das árvores. Habitualmente, as preguiças (Folivora) só saem da árvore para nadarem ou para satisfazerem as suas necessidades fisiológicas. Além de dormirem quase todo o dia, estes animais mexem-se muito devagar, devido ao baixo metabolismo. Em média, andam cerca de 37,5 metros por dia.

 

gambá a domir

3 – Gambá

Dormem entre 18 a 20 horas por dia. Os gambás (Didelphis) são animais nocturnos. Com o cair da noite, saem à procura de alimento, preferencialmente frutos silvestres e ovos. Embora não hibernem, no inverno reduzem a actividade. Estes animais têm uma imunidade natural quase total à raiva e ao veneno das cobras.

 

tatu a dormir

4 – Tatu

Existem 21 espécies de tatu (Dasypodidae) e todas dormem entre 18 a 19 horas por dia, em tocas. Durante a manhã e a noite, saem para ir procurar comida. Estes animais existem exclusivamente na América Central e do Sul. Não são criaturas muito sociais. Normalmente, só se juntam para acasalarem ou manterem-se quentes.

 

Hipopótamo a dormir

5 – Hipopótamo

Tanto dormem em terra como debaixo de água. Quando estão submersos, respiram normalmente, sem acordarem. Em terra, conseguem estar até cinco minutos sem respirarem. Estes animais dedicam ao sono entre 16 a 20 horas por dia. Os hipopótamos (Hippopotamus amphibius) são animais muito territoriais e agressivos, que atacam quem deles se aproximar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.