Abuso

Denunciados maus-tratos a renas em quintas no Reino Unido

Animais são importados da Suécia, Finlândia e Noruega e utilizados em eventos por todo o país. Associação Animal Aid revelou imagens de renas desnutridas e doentes
Bichos
Maus-tratos a renas

Uma associação de protecção animal denunciou diversos casos de maus-tratos a renas em quintas no Reino Unido. Segundo a Animal Aid, os animais estavam desnutridos, com pele exposta, tinham diarreia e apresentavam deficiências ao nível do esqueleto.

Em 2017 e 2018, a organização recolheu imagens em vídeo em quintas localizadas em Kent, Staffordshire e Cheshire. Numa das gravações, feita em Maio deste ano no Centro de Renas de Kent, em Bethersden, vê-se um funcionário a pontapear duas vezes uma rena e a gritar-lhe impropérios.

Fotografias tiradas na Blithbury Reindeer Lodge, em Rugeley (Staffordshire), também na primavera deste ano, mostram renas com o pêlo a cair, patas arqueadas e chifres quebrados, avança o jornal The Sun. A Animal Aid revelou que um dos animais estava de tal forma maltratado que teve que ser abatido.

«As nossas investigações revelaram o sofrimento chocante destes animais dóceis», sublinhou ao jornal Kent Online Tor Bailey, da Animal Aid. «As renas são animais selvagens sensíveis, não são adereços para serem exibidos e utilizados para entretenimento humano».

Tor Bailey apela ao boicote aos espectáculos que utilizam estes animais, principalmente no período natalício.

 

Animais do Árctico

Esta investigação foi realizada depois de o governo britânico ter revelado que entre 2014 e 2017 foram importadas 571 renas da Suécia, Finlândia e Noruega. Segundo a Animal Aid, uma vez levados para o Reino Unido, estes animais ficam susceptíveis de contraírem diversas doenças.

John Fletcher, fundador da Sociedade de Médicos Veterinários das Renas, mostrou-se «perturbado» com as imagens e as descobertas. «As renas são animais adaptados para viverem no Árctico», explicou. «Elas não sabem lidar com o stress do cativeiro, e a maioria das doenças que aqui vemos em renas está relacionada com o stress

Um porta-voz da Sociedade Real para a Prevenção da Crueldade contra Animais (RSPCA, sigla em inglês) alerta para o facto de as renas terem necessidades muito diferentes dos veados, que são nativos do Reino Unido.

«Estamos profundamente preocupados com o facto de todos os anos, as renas são utilizadas por todo o país em eventos festivos […], rodeadas de multidões, barulhos e luzes, o que pode causar a estes animais semi-selvagens um grande stress», sublinhou o mesmo responsável ao Kent Online.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.