Livro

Um cão educado é meio caminho andado para um dono feliz

Alexandra Santos, treinadora de comportamento e obediência, lançou um livro com várias técnica e dicas para ensinar os cães a serem bem-comportados
Fátima Mariano
Cão educado, dono feliz
Cão educado, dono feliz
Para Alexandra Santos, muitos dos comportamentos indesejados resultam de uma má comunicação por parte do dono (foto: direitos reservados)

Cão educado, dono feliz

Muitas vezes, por falta de tempo ou de conhecimentos, de mitos ou de má orientação, quem tem um cão acaba por fortalecer nele comportamentos indesejados. Foi a pensar nestes donos que Alexandra Santos, treinadora de comportamento e obediência, lançou este mês o livro Cão educado, dono feliz (A Esfera dos Livros).

Ao longo de quase 200 páginas, são apresentadas várias técnicas e dicas de como ensinar os cães a serem bem-comportados nas mais diversas situações. Desde quando passeiam à trela, à hora das refeições, quando há visitas em casa ou ficam sozinhos todo o dia. É importante eliminar os comportamentos indesejados logo na sua fase inicial. Uma vez enraizados, torna-se muito mais difícil fazê-los desaparecer.

«Um dono que tenha conhecimento de como o seu cão aprende, da importância de ser coerente e consistente, que saiba comunicar de forma clara e que se liberte dos muitos mitos que existem, vai ser muito mais eficaz como treinador», sublinha Alexandra Santos na Introdução.

Muitas vezes, o treino falha porque o dono desconhece o processo de aprendizagem do cão e acaba por lhe transmitir informações contrárias àquelas que pretende dar. «Uma comunicação pouco clara resulta em um cão não perceber o que lhe estamos a transmitir», avisa a treinadora.

Por este motivo, Alexandra Santos dedica os três primeiros capítulos ao processo de aprendizagem dos cães e aos factores que atrasam e que aceleram essa aprendizagem.

 

Terceiro livro

Este é o segundo livro de Alexandra Santos editado em Portugal. Em Julho de 2013, a treinadora lançou O Meu Cão e Eu (também de A Esfera dos Livros), um guia prático ilustrado com conselhos para quem quer ter um cão e se sente um pouco perdido.

Ao longo do livro, são dadas respostas a dúvidas como a raça que deve ser escolhida tendo em conta as características da família, os cuidados médico-veterinários de que estes animais necessitam, o que fazer quando se adopta um cão e como tratar de um patudo idoso.

É ainda autora de Cachorros, livro editado em Espanha em Junho de 2008 pela KNS Ediciones, e de vários artigos científicos publicados no Journal of Applied Companion Animal Bahavior e no sítio da Internet do International Institute for Applied Companion Animal Behavior.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.