Literatura

Lembra-se de Jonesy, o gato do filme “Alien”? A sua vida deu um livro ilustrado

Felino foi o único sobrevivente da nave espacial Nostromo juntamente com Ripley (Signourney Weaver). Livro assinala o 40.º aniversário da película
Bichos
Jonesy, o gato do filme Alien


Lembra-se de Alien – O 8.º passageiro? O filme, lançado em 1979 e dirigido por Ridley Scott, conta a história da tripulação da nave espacial Nostromo, que na viagem de regresso de Thedus à Terra é atacada por um alienígena. A maioria dos passageiros morre, sobrevivendo apenas a subtenente Ripley (protagonizada por Signourney Weaver) e a mascote da nave: o gato Jonesy.

Para assinalar o 40.º aniversário do filme, a editora Titan Books acaba de lançar o livro ilustrado Jonesy: Nine Lives on the Nostromo (Jonesy: Nove Vidas em Nostromo, tradução livre para português), da autoria de Rory Lucey. O livro conta as aventuras de Jonesy e de Ripley a bordo da nave espacial, mas do ponto de vista do gato.

Rory Lucey, um ilustrador e professor de arte residente em Nova Jérsia (EUA), explicou ao sítio da Internet Gizmodo que a ideia surgiu quando mostrou o filme Alien à mulher: “Ela só quis saber uma coisa antes de vermos o filme: ‘o gato morre?’”.

Embora o filme termine com dois sobreviventes, a verdade é que pouco sabemos sobre a vida de Jonesy ao longo da história. “Comecei a desenhar sobre como teria sido a vida de um gato a bordo de Nostromo, e foi assim que começou o livro”, contou, dizendo que ele próprio tem um gato de pêlo alaranjado.

O livro segue muito perto a narrativa do filme, mas em vez de ser assustador, é cómico. “Os gatos não reagem da mesma maneira que os seres humanos, pelo que manter-me fiel a isso ajudou a que as cenas de humor surgissem naturalmente”, referiu Rory Lucey. No livro, Jonesy é retratado a lamber calmamente a cauda durante o confronto final, por exemplo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.