Debate

Cabras e vacas com chifres: sim ou não? Suíços vão decidir em referendo

A maioria dos criadores corta os cornos para evitar que os animais se magoem em caso de luta. No dia 25 de Novembro, os suíços vão às urnas dizer se aceitam esta prática
Bichos
Suíça promove referendo sobre cabras e vacas com chifres
Suíça promove referendo sobre cabras e vacas com chifres
Promotores da consulta popular querem devolver a dignidade a estes animais (foto: Pixabay)

Um grupo de criadores de gado suíço conseguiu que fosse marcado para 25 de Novembro um referendo nacional sobre o corte dos chifres das cabras e das vacas. Esta é uma prática comum no país, por razões de segurança. Pretende-se, com o corte, evitar que se magoem caso lutem entre elas ou que provoquem danos maiores se investirem contra outros animais ou pessoas.

Os promotores do referendo dizem querer devolver a dignidade às vacas e às cabras. Argumentam que o risco de ferimento pode ser bastante reduzido com o estabelecimento de boas relações entre os animais e a tomada de medidas para garantir o bem-estar animal. Os animais com chifres precisam de estábulos mais espaçosos, exemplificam.

Na Suíça, 90% das vacas não têm chifres. Algumas, devido à evolução natural da espécie, mas a maioria, porque lhes são retirados. Segundo explica o jornal 24 Heures, a descorna é feita por volta das duas semanas de idade, altura em que os bezerros e os cabritos são desmamados. Para o efeito, é utilizado um ferro aquecido a 700 graus. Embora os animais sejam anestesiados e tomem analgésicos, no dia seguinte, ainda apresentam reacções dolorosas.

 

Criadores com subsídio

Caso o “sim” vença, os criadores receberão 190 francos suíços (cerca de 166 euros) ou 38 francos suíços (33,40 euros) por cada vaca ou cabra, respectivamente, cujos chifres não sejam cortados. Para serem elegíveis a este subsídio, os produtores terão que deixar os animais pastarem pelo menos 26 dias por mês durante o verão e 13 dias por mês no inverno.

O que está em causa não é a proibição legal desta prática, mas auscultar a opinião dos cidadãos e apelar aos criadores para que a abandonem.

Na União Europeia, a descorna apenas é proibida em explorações agrícolas biológicas, uma vez que estas pressupõem uma intervenção mínima sobre os animais.

Os chifres são um órgão altamente irrigado, que cresce ao longo de toda a vida ao animal. Permitem que os animais comuniquem uns com os outros e têm um papel importante na regulação da temperatura corporal.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.