Efeméride

Lisboa, Loures e Oeiras celebram o Dia Mundial do Animal

Visitas de estudo, seminários temáticos e passeios de burro são algumas das actividades previstas para assinalar esta data celebrada desde 1925
Bichos
Dia Mundial do Animal
Dia
São Francisco de Assis é o santo padroeiro dos animais, sendo retratado muitas vezes na companhia destes

Para assinalar o Dia Mundial do Animal, que se celebra esta quinta-feira, estão previstas diversas actividades que pretendem sensibilizar miúdos e graúdos para a questão da protecção e bem-estar dos animais.

A Provedoria dos Animais de Lisboa promove uma visita guiada dos alunos das escolas básicas do concelho ao LX CRAS (Centro de Recuperação de Animais Silvestres), em Monsanto, durante a qual poderão assistir à devolução de alguns bichos ao seu habitat natural.

A iniciativa realiza-se no âmbito do Programa PSIRA – Sensibilização na Infância para o Respeito pelos Animais, lançado no dia 1 de Junho (Dia Mundial da Criança), e que tem como embaixador o pediatra Mário Cordeiro.

No mesmo dia, pelas 9.30 horas, realiza-se na Escola Básica do 1.º Ciclo Santa Clara, a primeira aula do projecto Eu cuido, que contará com a participação de um binómio (equipa homem-cão) do Grupo Operacional Cinotécnico da PSP.

O objectivo desta iniciativa, que resulta de uma parceria entre a Ordem dos Psicólogos Portugueses, a Mars Iberia e da Royal Canin, e que conta com o apoio da Provedoria dos Animais de Lisboa, é educar e sensibilizar os mais novos para a temática dos animais de estimação.

 

Campanhas de adopção

Sexta-feira, será a vez de a Câmara Municipal de Oeiras celebrar esta efeméride. Entre as 10 horas e as 19 horas, no Jardim Municipal, realiza-se mais uma Feira Animal, evento organizado desde 2014. De acordo com a autarquia, a edição deste ano conta com mais de uma centena de expositores das mais diversas áreas.

Além da habitual campanha de adopção de animais que estão à guarda do município, haverá passeios de burro, diversos seminários temáticos dedicados aos animais e às famílias (nutrição, cuidados, como escolher um animal de estimação, etc.), mostra de raças, entre outras actividades. Destaque para a inauguração, às 11 horas, de um grafíti pintado no âmbito do Projecto Animal da PSP. A edição deste ano é apadrinhada por Mariana Águas e André Ferreira.

Em Loures, o dia será assinalado apenas no domingo. Entre as 14 horas e as 19 horas, no Parque Adão Barata, haverá várias actividades dedicadas aos animais e respectivas famílias. De entre estas, destacam-se sessões de aconselhamento veterinário e de treino canino. Estarão também presentes animais disponíveis para uma adopção responsável.

 

A história deste dia

O Dia Mundial do Animal começou por ser celebrado em 24 de Março de 1925 por iniciativa do escritor e editor alemão Henrich Zimmermann (1887-1942). Nesse dia, mais de cinco mil pessoas participaram num evento realizado no Palácio dos Desportos, em Berlim. A data inicialmente escolhida foi 4 de Outubro – dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais -, mas o edifício não estava disponível.

Quatro anos depois, a efeméride foi já assinalada nesse dia. Além da Alemanha, também se realizaram eventos na Áustria, Suíça e Checoslováquia. Em 8 de Maio de 1931, durante um congresso mundial sobre protecção animal que teve lugar em Florença (Itália), as organizações presentes decidiram que a data passaria a ser celebrada mundialmente.

São Francisco de Assis (1181-1226), fundador da ordem franciscana da Igreja Católica, ficou conhecido também por conversar com os animais e que até teria domado um lobo. Em várias pinturas e monumentos, ele é retratado na companhia de animais.

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.