Segurança

Comuna francesa coloca reflectores em estrada para evitar acidentes com animais selvagens

Cilindros são colocados a uma distância de 20 metros entre si e emitem feixes de 90º em direcção às bermas
Bichos
estradas
estrada
O objectivo dos reflectores é evitar que os animais atravessem as estradas (foto: Pixabay)

A comuna francesa de Ceyzériat colocou um conjunto de estruturas reflectoras na estrada que liga a Jasseron para evitar os acidentes rodoviários que envolvem animais selvagens.

Segundo o jornal La Voix de l’Ain, tratam-se de pequenos cilindros com uma tira vermelha reflectora colocados a uma distância de 20 metros entre si. O objectivo é reduzir a colisão entre os veículos e os animais que muitas vezes cruzam a via.

Quando a luz dos faróis das viaturas ilumina os cilindros, estes emitem um feixe de 90º na direcção das bermas, de modo a dissuadir os bichos de atravessarem a estrada naquele momento.

 

Sistema testado com sucesso

Gérard Bouilloux, presidente da associação de caçadores de Saint-Hubert referiu ao mesmo jornal que em 2017, 14 corços morreram enquanto caçavam na comuna: um por doença, três de causa desconhecida, dois ficaram presos em cercas e oito atropelados na estrada. Em comparação, segundo o mesmo responsável, apenas sete morreram durante a actividade de caça.

Este sistema foi já testado no departamento de Sabóia, tendo permitido a redução, para metade, do número de colisões. Estes reflectores fazem parte de um plano financeiro do conselho regional que pretende melhorar a segurança dos caçadores, dos automobilistas e de quem usufrui daquelas zonas verdes.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.