Apoio social

Cidade francesa de Cambraia «empresta» cães e gatos aos idosos para combater o isolamento

Município ajuda com as despesas de alimentação e do médico-veterinário se os cidadãos não tiverem posses para as suportarem
Bichos
cão
cão
A presença de um cão ou de um gato em casa ajuda a combater os momentos de solidão (foto: Josep Monter/Pixabay)

Para combater o isolamento dos idosos, o município francês de Cambraia lançou um projecto que lhes permite conviverem com animais sem terem que os adoptar. As autoridades acreditam que desta foram os cidadãos mais velhos recuperam a companhia que muitas vezes lhes falta e têm um motivo para fazerem caminhadas.

Para usufruírem da companhia de um cão ou gato, basta aos idosos irem à Associação de Protecção de Animais de Estourmel. Ali, poderão escolher um animal e levá-lo «emprestado» para casa, uma vez a propriedade do mesmo continua a ser da associação. Se não tiverem posses para os alimentar ou para os cuidados médico-veterinários, o município suporta essas despesas. Se forem hospitalizados, os animais retornam ao abrigo.

Em declarações ao jornal Minute News, o presidente da Câmara, François-Xavier Villain, explicou que o objectivo deste projecto é «remover todos os obstáculos para que as pessoas continuem a ter um animal».

 

Animaloterapia

Até ao momento, cinco pessoas estão já inscritas neste projecto, segundo o sítio da Internet Daily Geek Show. O presidente da Associação de Protecção de Animais de Estourmel, Jack Pluvinage, defende que o projecto deveria ser alargado a outras comunas.

Uma das pessoas que está a beneficiar desta iniciativa é Denise, de 88 anos de idade, que acolheu em sua casa Flora, uma cadela com quatro anos de idade.

«Já não me sinto sozinha», contou Denise ao jornal Minute News. «A casa ganhou vida porque ela vai e vem, há movimento. Já tenho companhia. Eu estive mal por causa de uma rinofaringite, e garanto-vos que ela estava bastante atenta ao meu estado de saúde».

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.