Estudo

As cabras são tão amorosas e inteligentes como os cães

Investigadores ingleses descobriram que as cabras imploram por ajuda quando não conseguem realizar uma tarefa, tal como os tradicionais animais de estimação
Bichos
cabra
cabra
As cabras foram domesticadas há cerca de 10 mil anos, mas como animais de pecuária

Um estudo realizado por investigadores da Universidade Queen Mary, em Londres (Inglaterra), permitiu-lhes concluir que as cabras são mais inteligentes do que se pensava e conseguem interagir com os seres humanos como os tradicionais animais de estimação.

As conclusões foram publicadas na revista científica Biological Letters. Os cientistas verificaram que as cabras, quando não conseguem realizar determinada tarefa, imploram pela ajuda dos donos com o olhar, uma característica em comum com os cães, mas não com os lobos, que nunca aprenderam a coexistir com os seres humanos.

Durante a pesquisa, realizada no Santuário Buttercups para Cabras, em Kent, os investigadores verificaram também que elas são capazes de arrombar uma caixa fechada utilizando alavancas, um desafio que habitualmente é utilizado para avaliar a inteligência dos macacos.

Em declarações ao jornal Telegraph, Christian Nawroth, um dos autores do estudo, afirmou: «Os nossos resultados fornecem fortes evidências da comunicação complexa dirigida aos seres humanos por parte de uma espécie que foi domesticada principalmente para ser um animal de pecuária e mostra similitudes com as espécies criadas para serem animais de estimação ou de trabalho, como os cães e os cavalos».

 

Domesticadas há 10 mil anos

As cabras foram domesticadas há cerca de 10 mil anos e estima-se que existam, em todo o mundo, um bilião destes animais, que até muito recentemente eram consideradas tão inteligentes como as ovelhas. Em muitos países, como Itália e Alemanha, a frase «tão estúpido como uma cabra» é considerada insultuosa.

Alan McElligott, do Departamento de Biologia e Psicologia Experimental da mesma universidade, considera injusta esta reputação. «As pessoas pensam que cabras e ovelhas são o mesmo, mas elas são animais muito diferentes. Quem já trabalhou com uns e outros pode dizê-lo», sublinhou.

A equipa de cientistas treinou algumas cabras para retirarem a tampa de uma caixa de modo a receberem uma recompensa. No teste final, fecharam a caixa de forma a que fosse impossível de abrir e registaram a reacção dos animais. As cabras, confusas, dirigiram-se ao dono suplicando por ajuda.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.