Desporto

Está na Madeira com o seu patudo? No domingo, realiza-se a 2.ª edição do Dog Trail Madeira

Quem não tiver cão pode participar com um dos muitos que vivem no Canil Municipal do Vasco Gil. As inscrições podem ser feitas até sábado
Fátima Mariano
Organização lembra que é sempre o cão quem determina o ritmo a que as provas se desenvolvem e não os donos (Foto: Dog Trail Madeira)

Pelo segundo ano consecutivo, no próximo domingo, realiza-se mais um Dog Trail Madeira, uma prova lúdico-desportiva que pretende incentivar cães e donos a praticarem desporto fora das zonas urbanas. Quem não tiver cão, pode participar com um dos muitos que vivem no Canil Municipal do Vasco Gil, explicou ao jornal Os Bichos João Matos, da Loja Husse Madeira, uma das entidades organizadoras.

O ponto de encontro e local de partida é, uma vez mais, no Parque Florestal do Montado do Pereiro, junto aos campos de futebol. Segundo João Matos, no momento do registo, um médico veterinário avalia se os cães estão em condições de participarem. As inscrições podem ser feitas até sábado no sítio da Internet do Dog Trail Madeira e custam entre cinco euros e 10 euros, dependendo da prova. No ano passado, participaram 56 equipas.

João Matos lembra que «é o cão que determina o passo da prova e não o inverso. Não é obrigatório correrem». Estão proibidas as trelas extensíveis, embora possam ser usados ganchos. Não são aconselháveis trelas com mais de 2,5 metros de comprimento por uma questão de segurança do atleta e do cão.

Os interessados têm à sua disposição três provas: a mini-gincana (pequeno circuito de obstáculos), destinada a cachorros entre os três meses e os 12 meses de idade ou cães até 5 quilos de peso; a prova curta (três quilómetros), para cães que caminhem ou corram com alguma frequência; e a prova longa (8 quilómetros), para cães que já tenham muita prática em caminhadas e corridas. Na prova mais longa, há “dois postos de abastecimento” de água e alimentos para os cães e os donos, refere João Matos.

No final do evento, serão entregues prémios aos três primeiros classificados de cada prova.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.