Resgate

Cadela devolvida quatro vezes por ser enérgica é uma agente de sucesso da polícia de Rhode Island

Ruby, agora com seis anos de idade, é candidata ao Hero Dog Awards, depois de ter encontrado um adolescente que esteve desaparecido mais de 48 horas
Bichos
(Foto: Rhode Island State Police)

Com apenas oito meses de idade, Ruby já tinha sido devolvida quatro vezes à Sociedade para a Prevenção da Crueldade Contra Animais de Rhode Island (RISPCA, sigla em inglês). O seu primeiro dono entregou-a por causa da sua personalidade “incontrolável”. Rapidamente foi adoptada, mas rapidamente foi também devolvida. Por quatro vezes e sempre devido à sua muita energia.

Joseph Warzycha, director do abrigo, considerou que era um risco tentar voltar a dá-la para adopção e chegou a ser ponderada a sua eutanásia. Mas este antigo polícia recordou-se de que Ruby poderia ser treinada para cão polícia. “Passei muito tempo com ela. Ela era esperta e ágil, qualidades desejáveis para um cão de busca e resgate”, explicou ao sítio da Internet Mother Nature Network.

Ruby foi então entregue a Matthew Zarrella, da Polícia Estadual de Rhode Island (que reabilita cães de abrigo que não são adoptáveis e os transforma em cães de busca e salvamento), que durante seis meses a treinou para trabalhar com o agente Daniel O’Neil. Esta cadela arraçada de border collie com cão de pastor australiano tinha encontrado, finalmente, um lar.

“Ela mantém-me motivado para vir trabalhar. Quando se tem um cão que tem aquela emoção de puro amor, é muito difícil estar de mau humor”, confessou à revista People Daniel O’Neil.

Ruby, actualmente com seis anos de idade, é uma das candidatas ao Hero Dog Awards. Em Outubro do ano passado, ela e Daniel participaram nas buscas de um adolescente que esteve mais de 48 horas desaparecido. Durante a investigação, Daniel soube que a mãe do rapaz era voluntária da RISPCA e tinha sido família temporária de Ruby todas as vezes que ela tinha sido devolvida em cachorra. A cadela acabou por encontrar o jovem desaparecido, que apesar do seu estado grave, conseguiu recuperar.

Ela é também uma das protagonistas do documentário Searchdog, que estará disponível no iTunes, Amazon e Google Play a partir de 18 de Julho. Trata-se de um filme realizado por Mary Healey Jamiel sobre os cães da polícia do serviço de busca e salvamento.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.