Lisboa

Artistas juntam-se a manifestação anti-tourada esta quinta-feira no Campo Pequeno

Protesto contra corridas de touro organizado pelo colectivo Acção Directa realiza-se entre as 20.30 horas e as 22 horas. Jéssica Cipriano, finalista do programa da RTP 1 “The Voice”, irá actuar
Fátima Mariano
Além de música, haverá também declamação de poemas durante o protesto junto à Praça de Touros do Campo Pequeno

O colectivo Acção Directa promove esta quinta-feira à noite mais uma manifestação anti-tourada junto à Praça de Touros do Campo Pequeno, em Lisboa. O protesto realiza-se entre as 20.30 horas e as 22 horas e, ao contrário do que habitualmente acontece, em vez das palavras de ordem gritadas, haverá diversas manifestações culturais e artísticas.

Em declaração ao jornal Os Bichos, Andreia Mota, do colectivo Acção Directa, referiu que foi feita uma primeira experiência no dia 21 de Junho e que esta “funcionou muito bem”. “Não é que o ruído não funcione, mas achámos que poderíamos manifestar-nos de outra forma”, explica. “Notámos que muitos activistas que não costumavam ir, apareceram, e que muitos transeuntes acabaram também por se juntar a nós”.

Para a noite desta quinta-feira, está prevista a actuação de Jéssica Cipriano, finalista do programa da RTP 1 “The Voice” e vocalista da banda das Caldas da Rainha “The JellyBeans”, e declamação de poemas pela bloguista Sofia Teixeira e pelo escritor Samuel F. Pimenta. Maria Dovigo, a académica, escritora e ensaísta galega a viver em Portugal desde o ano 2000, estará também presente com alguns dos seus trabalhos

O colectivo Acção Directa foi fundado há cerca de quatro anos e é o núcleo português do Direct Action Everywhere, uma plataforma internacional de activistas da causa animal que promove acções de protesto não violentas.

A Acção Directa organiza manifestações sempre que se realizam corridas de touro no Campo Pequeno ou junto às instalações da RTP, quando esta transmite touradas. Segundo Andreia Mota, no ano passado, “os aficionados tentaram, de várias formas, boicotar as manifestações”. Há, inclusivamente, uma providência cautelar interposta pela entidade gestora da Praça de Touros do Campo Pequeno para que as manifestações sejam proibidas, adiantou Andreia Mota.

2 Comentários
  1. Wanda Nuno 2 meses atrás
    Responder

    Força pessoal,abaixo o horror da tourada!!

  2. Conceiçao 2 meses atrás
    Responder

    Grata a todos aqueles que se movem em proteger os animais

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.