Pesca

Tubarão com cerca de 450 quilos capturado ao largo de Sesimbra

Animal, presumivelmente da espécie anequim, tinha perto de três metros de comprimento. Foi transportado para a lota e vendido para consumo humano
Bichos


Um tubarão, presumivelmente da espécie anequim, com cerca de três metros de comprimento e quase 450 quilos de peso foi capturado esta terça-feira ao largo da costa de Sesimbra.

De acordo com o sítio da Internet beachcam.meo.pt, o animal foi capturado pela embarcação Estrela Divina, que andava à pesca de peixe-espada-preto (Aphanopus carbo). Contactado pelo mesmo website, o pescador Joaquim Baeta explicou que foi necessário recorrer a um aparelho especial para apanhar o animal.

O tubarão foi posteriormente transportado para a lota de Sesimbra, onde foi pesado, amanhado e vendido para consumo humano.

O tubarão-anequim (Isurus oxyrhincus) é o mais rápido do oceano, podendo atingir velocidades superiores a 35 quilómetros por hora. Alimenta-se principalmente de peixes, mas também de crustáceos e de lulas. É conhecido por “glutão do mar”, uma vez que a quantidade de alimentos que ingere anualmente é cerca de 10 vezes o seu peso em vivo.

É uma espécie ameaçada de extinção na natureza, devido à pesca intencional e acidental, bem como à pesca desportiva. Portugal, Espanha e Marrocos são dos maiores pescadores de tubarão-anequim.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.