Descoberta

Olhos do barrigudinho ficam pretos quando se prepara para atacar um adversário

Investigação realizada pelas universidades de Exeter e das Índias Ocidentais conclui que esta é a forma «honesta» de estes peixes mostrarem aos seus rivais que estão zangados
Bichos
Os barrigudinhos são peixes oriundos da América Central e da América do Sul (Foto: Schwarenarzisse – Pixabay)

A íris do barrigudinho (Poecilia reticulata), habitualmente prateada, fica preta quando ele se prepara para atacar um adversário, concluiu uma investigação conduzida pela Universidade de Exeter (Inglaterra) em colaboração com a Universidade das Índias Ocidentais. Segundo o estudo, esta mudança só ocorre nos exemplares maiores como forma de aviso aos mais pequenos de que podem investir contra eles.

Durante a pesquisa, os cientistas utilizaram barrigudinhos-robô visualmente realistas para ver o que acontecia caso os peixes mais pequenos mostrassem sinais de quererem atacá-los e os maiores pretendessem competir pela comida com os falsos barrigudinhos.

Os testes permitiram ver que quando os montículos de comida eram defendidos por barrigudinhos-robô com os olhos pretos os barrigudinhos reais de maiores dimensões aproximavam-se com intenção de competir pelo alimento e exibiam olhos também pretos.

A equipa de cientistas acredita que este comportamento explica porque é que os barrigudinhos são «honestos» e só mostram quando estão verdadeiramente zangados quando tem condições para dominar o adversário.

Darren Croft, da Universidade de Exeter e um dos autores do estudo, explica que «os olhos são uma das estruturas mais facilmente reconhecidas no mundo natural e muitas espécies esforçam-se por esconder ou camuflar os olhos para evitar a atenção indesejada de predadores ou rivais».

Ainda segundo este especialista em comportamento animal, algumas espécies têm os olhos muito proeminentes. «Esta pesquisa permite uma nova visão sobre as razões pelas quais alguns animais têm os olhos tão salientes», sublinhou.

Safi Darden, uma das co-autoras do estudo, acrescentou: «Sabe-se que o branco dos olhos dos seres humanos é utilizado para indicar a direcção do olhar – fornece aos outros informação sobre para onde estamos a olhar. A nossa investigação mostra que tal como os humanos, estes pequenos peixes prestam atenção aos olhos dos outros membros do grupo e que os seus olhos fornecem informação importante aos seus rivais».

Os barrigudinhos são peixes oriundos da América Central e da América do Sul, muito utilizado em aquariofilia.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.