Conservação

Austrália construiu a maior vedação do mundo contra gatos selvagens

Cerca tem 43,5 quilómetros de extensão e é electrificada. Todos os dias, estes felinos matam três milhões de animais, incluindo espécies ameaçadas
Bichos
gatos
Vedação permitiu construir um santuário animal com cerca de 94 hectares de área, onde serão reintroduzidas 11 espécies de marsupiais ameaçadas

Para combater a epidemia dos gatos selvagens, a Australian Wildlife Conservancy (organização que protege a vida selvagem australiana) construiu uma vedação com 43,5 quilómetros de extensão, considerada a maior do mundo deste género.

A cerca, cujo arame está electrificado, foi instalada numa antiga estação de gado em Newhaven, transformada em santuário para 11 espécies de marsupiais, aves e outros animais ameaçados de extinção. Existem entre 10 a 20 milhões de gatos selvagens na Austrália.

De acordo com a Australian Wildlife Conservancy (AWC), os gatos selvagens são responsáveis diariamente pela morte de mais de três milhões de pássaros, répteis e mamíferos em todo o território. A quase totalidade das aves mortas pertencem a espécies autóctones, incluindo 71 que se encontram em risco de desaparecer. Os gatos ferais são ainda responsáveis pela extinção de 20 espécies nativas de mamíferos, sendo que actualmente perto de uma dúzia corre perigo de extinção.

O problema atingiu tal gravidade que em 2015 o ministro do Ambiente, Greg Hunt, declarou “guerra aos gatos selvagens”. O governante chegou a aventar a hipótese de introduzir um vírus para reduzir a população destes felinos.

“Quando começamos a fazer contas, os números são tão massivos, tão horrendos, que pensamos: Meu Deus, não podem estar certos”, disse à The Weekend Australia Magazine Sarah Legge, do Centro de Recuperação de Espécies ameaçadas.

Atticus Flemming, da AWC, disse ao jornal The Guardian esperar que esta medida permita a população dos wallaby (Lagorchestes hirsutus) crescer dos actuais 2400 membros para 18 mil nos próximos 10 anos.

Os conservacionistas planeiam reintroduzir 11 espécies de marsupiais ameaçadas no novo santuário, depois de capturarem e expulsarem cerca de 50 gatos selvagens. Está também previsto o aumento da área do santuário de Newhaven, dos actuais 94 quilómetros quadrados para os 700-1000 quilómetros quadrados. Actualmente, existem na Austrália seis reservas com mais de mil hectares de área, 11 mais pequenas e cinco de grande dimensão em construção.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.