Homenagem

Sabia que os EUA celebram o Dia Nacional do Furão?

Data, oficialmente reconhecida em 2014, é assinalada a 2 de Abril
Bichos
Furão
Os furões são cada vez mais populares como animais de estimação nos Estados Unidos da América (Foto: Skeeze)

Desde 2014 que os americanos assinalam o Dia Nacional do Furão a 2 de Abril. A data pretende homenagear estes animais, que apesar de serem cada vez mais populares são ainda vítimas de algum preconceito e desinformação.

O reconhecimento oficial do Dia Nacional do Furão deve muito a Carol Roche, que comprou o seu primeiro animal, Gnarly, em 2010. Residente em Nova Iorque, Carol rapidamente confirmou que os furões são tão afectuosos e carismáticos como os cachorros e independentes e brincalhões como os gatos. Apaixonou-se de tal forma por eles que acabou por se dedicar ao resgate de furões abandonados e abriu o seu próprio abrigo.

Ao perceber que não havia um dia dedicado a estes animais, e com o apoio da Associação Americana do Furão, submeteu, em 2013, uma candidatura ao Chase’s Calendar of Events, uma publicação anual americana que regista datas históricas, feriados e outros eventos. A proposta foi aceite e desde 2014 que os Estados Unidos da América celebram o Dia Nacional do Furão.

Com esta iniciativa, Carol Roche pretendia chamar a atenção para os cuidados que os furões necessitam e a responsabilidade que implica ter um bicho destes em casa. Por outro lado, esperava que as autoridades americanas passassem a reconhecer estes animais como domésticos e não como exóticos, como acontecia até então.

 

Leia aqui a história de Felícia, «a furão» trabalhadora.

1 Comentário
  1. Rafael Lourenço 1 mês atrás
    Responder

    Espero que um dia poderemos telos em apartamentos em nova york

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.