A importância das visitas de rotina ao médico veterinário

Ivo Lima da Silva
Cão
Tal como nos humanos, as consultas de rotina do seu animal são importantes para despistar precocemente muitas doenças (Foto: Jamin Riverside/Pixabay)

Apesar de muitas vezes desvalorizadas, as consultas de rotina de um animal de companhia, efetuadas por exemplo no ato vacinal, são o momento-chave para a avaliação o seu estado de saúde e para o despiste, prevenção e o diagnóstico precoce de muitas doenças.

Uma recolha de informação detalhada, em conjunto com um exame físico completo, permite ao médico veterinário encontrar subtis alterações compatíveis com doenças como a diabetes, a insuficiência cardíaca ou renal, ou doenças do foro reprodutivo como as piometras e as neoplasias mamárias. Nestes casos, o encaminhamento para a realização de exames complementares que permitam a classificação e estadiamento da doença deve então ser realizado o mais breve possível.

Apesar destas situações serem mais frequentes em animais mais velhos (a esperança de vida dos animais de companhia tem aumentado muito nas últimas décadas, em parte devido aos maiores cuidados de saúde), também os mais novos beneficiam amplamente de consultas de rotina detalhadas. Esta é a altura em que são abordados os aconselhamentos nutricionais, não só no tipo de dieta recomendada mas também a sua forma de administração, permitindo um melhor controlo do peso e do aparecimento de doenças metabólicas. O controlo reprodutivo e as suas vantagens e desvantagens são também discutidos neste momento.

A profilaxia parasitária, naturalmente adaptada à região em que o animal vive, é também apresentada nesta consulta, permitindo o controlo do parasitismo e das doenças transmitidas por vetores, algumas delas zoonoses (doenças dos animais que se transmitem ao ser humano)!

Desta forma, não devem as consultas de rotina ser desvalorizadas pelos tutores ou pelo médicos veterinários. Devemos todos ter a consciência de que estas consultas, associadas quase sempre aos atos de vacinação, não são aquilo que muitas vezes chamam de “vacina anual”, mas sim uma consulta médica, que corretamente realizada inclui um exame clínico completo, despistagens de doenças, aconselhamento nutricional, indicações sobre a prevenção parasitária e zoonoses.

 

No quarto sábado de cada mês, um/a médico/a veterinário/a das clínicas Vilavet e Tavivet escreve no nosso jornal. Pode contactar o dr. Ivo Lima da Silva através do seguinte endereço electrónico: ivovetfaro@gmail.com

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.