Alemanha

O que têm os pombos que ver com a fotografia aérea?

Em 1908, o farmacêutico Julius Neubronner patenteou uma máquina que tirava fotografias enquanto os pombos voavam. Técnica foi utilizada pelo exército alemão na Primeira Guerra Mundial
Bichos
Pombo
Julius Neubronner inventou uma câmara fotográfica em miniatura para os seus pombos usarem (Foto: Museu do Ar e do Espaço – Washington)

Muito antes dos aviões não tripulados, já os pombos eram utilizados para o registo de fotografias aéreas, graças a uma técnica inventada por Julius Neubronner no início do século XX. Este farmacêutico alemão, residente em Krönberg, começou por utilizar os pombos para receber receitas médicas e entregar medicamentos num hospital localizado em Falkenstein, uma cidade próxima. Num dia de nevoeiro, uma das aves desorientou-se e só apareceu quatro semanas depois (mais tarde, Neubonner soube que o animal tinha sido alimentado pelo proprietário de um restaurante de Wiesbaden).

O farmacêutico lembrou-se então que seria interessante arranjar uma forma de registar o percurso feito pelas aves. Em 1903, inventou uma máquina fotográfica em miniatura que prendia ao peito dos seus pombos com um arnês e começou os testes. O equipamento pesava apenas 75 gramas (era feito de madeira), utilizava negativos com quatro centímetros de diâmetro e tinha duas lentes.

As aves eram soltas a cerca de 100 quilómetros de casa. Antes de libertá-las, Neubromer insuflava a câmara esquerda. Depois, à medida que o pombo subia, o ar ia saindo lentamente. Quando a câmara ficava sem ar, era automaticamente activado um pistão que por sua vez accionava o obturador uma espécie de versão mecânica dos actuais temporizadores).

A nova técnica despertou tal curiosidade que Julius Neubronner passou a comercializar postais com as imagens tiradas pelos pombos. Em 1908, conseguiu patentear a sua invenção e em 1910 e 1911, foi premiado com duas medalhas de ouro no Paris Air. Show.

O sucesso foi tão grande que o exército alemão utilizou pombos-fotógrafos durante a Primeira Guerra Mundial, uma vez que permitiam localizar e identificar mais facilmente as posições inimigas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.