Sensibilização

«As tartarugas vivem em Lisboa?»

Jardim Zoológico promove até sexta-feira actividades para dar a conhecer aos visitantes estes répteis
Fátima Mariano
Tartarugas

Sentados no chão do reptilário, os meninos e meninas do 1.º ano do 1.º ciclo do Colégio São João de Brito ouvem atentamente as explicações de Susana Silva, uma das tratadoras do reptilário do Jardim Zoológico de Lisboa. Ficam a saber, por exemplo, que as tartarugas não saem da carapaça e desatam a correr, como se vê nos desenhos animados, o que deixa algumas crianças meio na dúvida.

A meio da sessão, Susana exibe as fotografias de duas tartarugas e explica que podemos encontrá-las no nosso país, mas que não devemos levá-las para casa. Um dos meninos levanta os braços e pergunta: «As tartarugas vivem em Lisboa?». Susana explica que não, que elas não vivem nas cidades.

Até sexta-feira, 25 de Maio, o Zoo de Lisboa está a promover actividades que visam dar a conhecer aos seus visitantes estes répteis no âmbito do Dia Mundial da Tartaruga, que se assinalou no dia 23 de Maio. A Os Bichos, a tratadora refere que ainda há muitas dúvidas relacionadas com estes animais, nomeadamente quando à sua alimentação, o tempo de incubação e a hibernação e que os Portugueses continuam a comprar muitas tartarugas.

Neste encontro com as crianças, é-lhes também explicado que a destruição das florestas e o muito plástico que deitamos ao mar estão a matar as tartarugas e que é necessário agir urgentemente. Duas crianças levantam o braço para dizerem que já viram na praia tartarugas a comerem sacos de plástico. No final, dizem não ter dúvidas, mas pedem ansiosamente para ver as tartarugas, que apesar de ser um réptil continua a ser muito desejado pelos Portugueses como animal de companhia.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.