Livro

Como DesCãoplicar a sua vida…e a do seu patudo

Neste livro, o especialista em comportamento canino Pedro Emanuel Paiva dá conselhos sobre como cuidar e treinar o seu amigo de quatro patas para uma relação longa e feliz
Bichos
cão

A chegada de um cão à família deve ser uma decisão tomada de forma consciente, ponderada e esclarecida. A introdução de um novo membro no seio familiar obriga a alterações nas rotinas diárias, a um assumir de novas responsabilidades e a uma adaptação do próprio espaço físico da casa para os quais nem sempre os futuros donos estão preparados. Em DesCãoplicar. Crie a relação perfeita com o seu animal de companhia (Porto Editora), Pedro Emanuel Paiva explica os cuidados a ter antes de o patudo chegar e como apresentá-los aos outros membros da família, ensina a descodificar a linguagem canina, de que forma o cão deve ser treinado para prevenir comportamentos indesejáveis e quais os cuidados a ter desde a infância até à velhice.

O livro resulta da experiência e saber acumulados pelo autor ao longo dos 17 anos que leva como especialista em comportamento canino. Adepto de métodos de treino positivo, como os que aplica na Associação Pet B Havior (que fundou em 2014 com Miguel Martins), Pedro Emanuel Paiva defende que a melhor forma de extinguir comportamentos indesejáveis é demonstrando claramente ao cão aquilo que queremos que ele faça.

Os comportamentos mais indesejados

Com uma linguagem simples e muito directa, o autor lembra ao longo do livro a necessidade de os tutores cuidarem e educarem dos seus cães respeitando não só a espécie a que estes pertencem, mas também a personalidade de cada animal. Ao mesmo tempo, desconstrói mitos e esclarece conceitos como «liderança», «dominância» ou «agressividade canina». Fala ainda de como prevenir acidentes em casa e em espaços públicos e ensina como criar um relacionamento saudável entre as crianças e os cães. Os quadros e infografias apresentados complementam o texto, facilitando a compreensão por parte dos leitores menos familiarizados com estas temáticas.

Na última parte é apresentado o TOP 13 dos comportamentos indesejados mais comuns nos cães (que vão desde o ladrar compulsivamente quando está sozinho até ao puxar da trela, passando pelo comer as próprias fezes ou as de outros animais ou o roer de objectos) e são dadas dicas para eliminar este tipo de atitudes.

Além de todo um conjunto de conselhos sobre como cuidar e treinar os cães (nas várias fases da sua vida), DesCãoplicar oferece ainda a possibilidade de descarregar gratuitamente a app PE SMART e aceder a diversos vídeos nos quais o autor exemplifica os exercícios e técnicas que propõe no livro.

1 Comentário
  1. Manuel Jorge 2 meses atrás
    Responder

    O Pedro é especialista em comportamento canino ou é treinador?! Normalmente falamos de especialistas em comportamento canino quando nos referimos a etólogos ou veterinários. Existem ainda algumas formações que atribuem competências de consultor em comportamento animal. Regra geral as consultas de avaliação comportamental são feitas por veterinários/etólogos que depois definem planos de treino e encaminham para os treinadores.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.